Histórico

O DCE-FAMETRO (Diretório Central dos Estudantes da Faculdade Metropolitana de Manaus) foi fundado em 8 de abril de 2010, numa sessão do I Congresso Interno de Estudantes da FAMETRO, com força de Assembléia Geral, realizado na instituição.
A entidade de acordo com a Lei Federal n. 7.395/85 é a representação máxima dos estudantes universitários da educação superior da Fametro, e desde de sua fundação mantém-se vinculada como entidade filiada à União dos Estudantes do Amazonas (UEA), entidade máxima estadual dos universitários amazonenses, e reconhece à União Nacional dos Estudantes (UNE) como representação nacional universitária.
Sua primeira diretoria fundadora teve à frente de sua diretoria executiva, encabeçada pelo então estudante de Direito, Mário Lúcio, que desde àquela época, entre outras conquistas destacam-se o posicionamento na defesa do reconhecimento de diversos cursos, como foi o de Direito, por exemplo.
A partir de então as novas gestões do DCE-FAMETRO vem conquistando entre outras realizações as faixas de pedestres situadas nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, além da luta pela renovação do reconhecimento de diversos cursos superiores e a implantação do sistema hi-fi em espaços de convivência da Fametro, prometendo o DCE-FAMETRO a partir desta gestão vai dinamizar mais ainda suas ações.